Reunião com a Diretora-Geral das Artes

A PLATEIA reuniu a 12 de dezembro, com a Diretora-Geral das Artes, em conjunto com outras organizações representativas do setor.
Tivemos oportunidade para manifestar a nossa insatisfação com a opacidade do processo legislativo em curso, já que desde Julho - altura em que reunimos com o Secretário de Estado da Cultura - em nenhum momento o governo partilhou as suas intenções.
E, mais uma vez, assim aconteceu esta tarde: as organizações representativas apresentaram as suas preocupações mas em nenhum momento a DGArtes partilhou as suas opções, obviamente já tomadas, neste processo legislativo: Algumas sínteses estatísticas, algumas perguntas e, é certo, também algumas preocupações. Mas sempre dentro da prática habitual do "quando estiver pronto, será partilhado".
Não é fácil participar num vazio deste tipo, mas ainda assim a PLATEIA defendeu um modelo de apoio às artes centrado no apoio aos criadores e manifestou sérias reservas face à transferência parcial para programadores do poder de decisão acerca do apoio aos criadores. Pelo menos enquanto programas deste tipo correrem no seio da própria DGArtes.