Retorno sobre a reunião com o Ministro da Cultura

Na passada 4ª feira, a PLATEIA foi recebida pelo Ministro da Cultura, numa reunião por nós pedida, em que esteve também presente o Diretor-Geral das Artes.

O ponto central foi a necessidade de reforçar o financiamento dos Apoios Sustentados, e a injustiça do reforço ter ido apenas para Quadrienais e não também para Bienais. Tivemos oportunidade de expor detalhadamente o nosso entendimento sobre a importância das duas modalidades temporais de apoio sustentado, bem como todos os restantes argumentos que estão já expressos nos comunicados e notas que temos vindo a tornar públicos. No entanto, foi afirmado pelo Ministro que não haveria lugar a novo reforço nos apoios sustentados.

Nesta sequência, demonstrámos a nossa forte preocupação com a previsão de uma enorme quantidade de candidaturas ao Apoio a Projetos face ao montante disponível, nomeadamente devido à transformação em projetos do plano de atividades das estruturas que concorreram a sustentados e não tiveram apoio.

Tendo estes sido os pontos centrais, ficámos com o compromisso de agendar em breve duas novas reuniões para discutir o Estatuto dos Profissionais da Cultura e a Rede de Teatros e Cineteatros. Sobre estes dois assuntos convocaremos, previamente, reuniões com todos os associados da PLATEIA.