II Prémio de Actores de Cinema da GDA 2008

A GDA atribuiu o II Prémio de Actores de Cinema GDA 2008 a Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Actriz Principal e Melhor Actor Secundário, respectivamente, pelas suas representações no filme "Mal Nascida".
A cerimónia de entrega do II Prémio de Actores de Cinema GDA 2008 teve lugar no passado dia 19 de Fevereiro, no Palácio Foz, em Lisboa.

A GDA - Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (www.gdaie.pt)- uma entidade de interesse público, sem fins lucrativos, e cujo objectivo é a gestão colectiva dos Direitos dos Artistas, onde se incluem actores, bailarinos e músicos -, na esteira da sua política de valorização e reconhecimento do mérito artístico dos profissionais portugueses e da dignificação das carreiras artísticas no nosso país, nomeou como vencedores do II Prémio de Actores de Cinema GDA 2008 nas categorias de Melhor Actriz Principal e Melhor Actor Secundário Anabela Moreira, que foi distinguida com o Prémio de Melhor Actriz Principal e Tiago Rodrigues com o Prémio de Melhor Actor Secundário, pelos seus desempenhos no filme “Mal-Nascida”.

Para a atribuição do II Prémio de Actores de Cinema GDA 2008, o júri (constituído pelos actores João Perry, Antonino Solmer e Teresa Madruga), deliberou após análise das 14 obras a concurso (todas as longas-metragens de ficção e origem nacional estreadas durante o ano de 2008) e depois de proceder à avaliação dos desempenhos dos respectivos actores e actrizes.

“A GDA congratula-se por mais uma vez atribuir o Prémio Actores de Cinema GDA e deste modo reconhecer e distinguir o talento e o trabalho dos actores portugueses. Este Prémio que tem um valor particular porque foi criado por artistas, é decidido por um júri que integra apenas actores e distingue os seus pares. Com esta iniciativa, o Fundo Cultural da GDA espera contribuir para o desenvolvimento de uma política cultural e artística no nosso país”, afirma Suzana Borges, responsável pelo Fundo Cultural da GDA.

Para Teresa Madruga, João Perry e Antonino Solmer, membros do Júri do II Prémio de Actores de Cinema GDA 2008: “estes prémios traduzem uma oportunidade de revisitar, com encanto e admiração, o trabalho dos nossos colegas actores. Estamos muito satisfeitos por, mais uma vez, se ter deliberado por unanimidade a atribuição destes prémios da GDA e saudamos vivamente a continuação desta iniciativa, cuja afirmação julgamos poder vir a contribuir grandemente para o reconhecimento do nosso trabalho em Portugal”.

Anabela Moreira, distinguida com o Prémio de Melhor Actriz Principal 2008 afirma a propósito que: “É uma honra e um privilégio ser premiada e distinguida pelos meus pares.”

A primeira edição do Prémio GDA Actores de Cinema distinguiu Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes “Call Girl” e “ O Mistério da Estrada de Sintra”, e José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes “Julgamento”, “Corrupção” e “Dot.com”.