Pelo reforço financeiro aos Apoios Sustentados
[Em 8h mais de 500 pessoas/estruturas subscreveram este apelo, que enviámos ao Ministro da Cultura na manhã de dia 30 de novembro de 2022]
Depois de, finalmente, serem conhecidos os resultados provisórios dos Apoios Sustentados da Direção Geral das Artes em todas as áreas em concurso, é possível verificar que o reforço de verbas que foi feito à modalidade quadrienal foi essencial. Contudo, e tal como temos vindo a avisar desde setembro, fica também evidente a injustiça de não ter havido qualquer reforço para a modalidade bienal.Os resultados revelam como esta decisão foi um erro, criando uma grande assimetria entre modalidades, com muita diferença entre si nas percentagens de candidaturas apoiadas, defraudando as expectativas que fundamentaram as decisões das estruturas quanto à modalidade a que concorreram.
Desse modo, apelamos ao Sr. Ministro da Cultura que reforce as verbas destes concursos. Consideramos que esta medida é urgente, justa e viável, não apenas porque existem muitos projetos bienais de todas as modalidades artísticas com pontuações excelentes que, de outro modo, ficam sem financiamento, mas, também para garantir a justiça e a equidade deste concurso.
SUBSCREVE!