Ministro da Cultura reagiu ao apelo pelo reforço financeiro aos Apoios Sustentados


A PLATEIA manifesta a sua satisfação pelo facto de o Ministro da Cultura se ter pronunciado, em declarações à comunicação social, sobre as nossas reivindicações para a correção do erro de apenas se terem reforçado as verbas dos apoios sustentados quadrienais, em detrimento dos bienais, compreendendo a sua injustiça.

Apesar de continuar sem responder às nossas missivas, conforme se pode ler numa notícia de hoje, "O ministro da Cultura reagiu esta quinta-feira ao PÚBLICO ao abaixo-assinado em que quase 800 estruturas e profissionais do sector pedem que seja corrigida a “injustiça” e o “erro” da ausência de reforço de verbas para a modalidade bienal dos apoios sustentados às artes.” (...) “Pedro Adão e Silva manifestou compreensão quanto à insatisfação daqueles que não foram contemplados. E voltou a fixar a próxima semana como data para um balanço das mudanças nos concursos geridos pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes)".

Acreditamos que, depois de compreendida a injustiça, estas palavras do Sr. Ministro vão finalmente no sentido de a corrigir e de, na próxima segunda-feira, poder anunciar o esperado e justo reforço dos apoios sustentados na modalidade bienal. Louvamos quando os responsáveis políticos são sensíveis aos apelos do sector e estão disponíveis para corrigir os seus erros. Desse modo, aguardamos com muita expectativa pela próxima segunda-feira.

Juntem-se ao apelo pelo reforço aos projetos bienais. Fotografem-se com as frases "Os bienais são essenciais" e "Sr. Ministro, corrija a injustiça"!